• Benefícios e cuidados no exercício para quem tem asma

    Benefícios e cuidados no exercício para quem tem asma

    Por Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME
     
    Portadores de asma brônquica não só podem, como devem exercitar-se! Atletas de alto rendimento podem apresentar asma, treinar e competir sem problemas, por exemplo. Na asma, a prescrição de exercício pode ser aliada ao tratamento farmacológico, pois melhora o condicionamento cardiorrespiratório e pode reduzir a severidade da doença, melhorando a qualidade de vida.
     
    A atividade física e a prática de esportes em asmáticos é benéfica e deve ser bem orientada. Deve-se evitar, principalmente no inverno, exercícios em ambientes muito frios e secos, o que pode piorar os sintomas e ocasionar crises de broncoespasmo. Recomenda-se sempre realizar um bom período de aquecimento antes das atividades físicas e manter uma boa hidratação, para evitar ressecamento das vias aéreas, assim como fazer uma boa volta à calma. Com o exercício físico há um aumento do volume de ar que entra e sai dos pulmões, e é melhor que este ar entre aquecido, uma máscara pode contribuir em dias de baixas temperaturas. Carregar a medicação broncodilatora é importante, caso seja necessário utilizar em situações de urgência, pois o esportista que apresente sintomas durante ou após a realização de exercícios físicos pode se beneficiar de medicação profilática.
     
    O indivíduo precisa estar com a doença bem controlada, mantendo as consultas com o seu pneumologista e utilizando a medicação inalatória conforme a prescrição médica. No caso de sintomas fora de controle - como chiado no peito, tosse e falta de ar, é necessária uma nova revisão e talvez ajuste na medicação. O médico do esporte pode contribuir em paralelo auxiliando em detalhes acerca da prática dos exercícios.