• Dica do Profissional: Você sabia que o exercício físico reduz a incidência de câncer de mama?

    Dica do Profissional: Você sabia que o exercício físico reduz a incidência de câncer de mama?

    Por Dr. Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME

    No Brasil, o câncer de mama é o tumor que mais atinge as mulheres. Nesse Outubro Rosa, as campanhas de conscientização sobre a doença estão movimentando o país e levando muitas pessoas a pensar no assunto. Todas as campanhas são unânimes em afirmar o que Instituto de Medicina do Esporte demonstra diariamente: o segredo para prevenir o câncer de mama é tomar medidas para ter uma vida mais saudável, incluindo, principalmente, incluir a atividade física na rotina.

    Há uma forte evidência de que o exercício físico reduz o risco do câncer de mama, já que o sedentarismo é um grande  fator de risco associado à doença (2008 Physical Activity Guideline). Um grande trabalho realizado na França e publicado neste ano no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention mostrou uma incidência 20% menor do aparecimento do câncer de mama em mulheres fisicamente ativas (que praticavam pelo menos 4 horas de exercícios semanalmente). 

    Além disso, mulheres tratadas para o câncer de mama que caminhavam em média 3 horas por semana tinham 50% menos risco de recorrência da doença em comparação às sedentárias. Mesmo depois do diagnóstico do câncer, as mulheres que realizavam atividades físicas moderadas tinham também os seguintes benefícios: melhora da qualidade de vida em aspectos físicos e psicológicos, redução da fadiga e melhora da auto-imagem corporal.  

    A atividade física é segura, mas alguns cuidados devem ser tomados em relação às mulheres que realizaram retirada de linfonodos, na realização de exercícios de musculação. 

    Portanto, mulheres, vamos à luta! O mais legal é descobrir que, além de prevenir contra doenças tão perigosas contra o câncer de mama, a atividade física fará você se sentir mais feliz, disposta e satisfeita. O Instituto de Medicina do Esporte aprova essa ideia!