• Exercício pode reduzir a incidência de câncer de mama

    Exercício pode reduzir a incidência de câncer de mama

    Por Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME

    Há uma forte evidência que o exercício físico reduz o risco do câncer de mama, visto que o sedentarismo é um fator de risco associado à doença, segundo o 2008 Physical Activity Guideline.

    Um grande trabalho realizado na França e publicado no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention mostrou uma incidência 20% menor no aparecimento do câncer de mama em mulheres fisicamente ativas - considerando a prática de pelo menos 4 horas semanais de exercícios. Além disso, mulheres tratadas para o câncer de mama que caminhavam em média 3 horas por semana, tinham 50% menos risco de recorrência da doença em comparação às sedentárias.

    Mesmo depois do diagnóstico do câncer, as mulheres que realizavam atividades físicas moderadas também tinham muitos benefícios como a melhora da qualidade de vida em aspectos físicos e psicológicos, a redução da fadiga e a melhora da autoimagem corporal. 

    A atividade física é segura, mas alguns cuidados devem ser tomados em relação às mulheres que realizaram retirada de linfonodos, como na realização de exercícios de musculação, por exemplo. Por isso, lembre-se de sempre consultar um médico para avaliar os níveis de intensidade e tipos de exercício que você pode fazer.

    O Instituto de Medicina do Esporte é um centro de referência mundial em medicina do esporte. Em 2014, foi o primeiro serviço das Américas certificado como “Collaborating Center of Sports Medicine” pela Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS). O Instituto oferece diversas avaliações de performance com equipamentos de última geração, programas nutricionais, sessões de fisioterapia, aulas de pilates e programas de saúde desenvolvidos especificamente para objetivos como o emagrecimento, o condicionamento físico e a construção de um estilo de vida mais saudável. Para agendar sua consulta, é só entrar em contato pelos telefones (51) 3026-2628 ou (51) 9536-128