• Existe um ritmo ideal para a prática esportiva?

    Existe um ritmo ideal para a prática esportiva?

    Por Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME
     
    Em primeiro lugar, o ritmo deve ser definido caso a caso, e não tendo por base uma recomendação generalizada. Mas este ritmo ideal vem sendo buscado na comunidade científica e este valor mágico não está definido e ainda é controverso.
     
    Os termos leve e moderado são melhores aplicados à intensidade do exercício que é medido em parâmetros como por exemplo percentual da capacidade aeróbica máxima, percentual da frequência cardíaca máxima, ou MET´s,  que são os equivalentes metabólicos.  As horas de corrida ou de outra atividade são melhores definidas como a duração do exercício.
     
    É bem estabelecido um valor ideal mínimo, que é de 150 minutos por semana de atividade física moderada ou 75 minutos por semana de atividade física intensa. Esta é uma prescrição geral para a população, definida como o mínimo para um indivíduo não ser considerado sedentário. Em relação a este valor máximo, as recomendações que temos até agora por parte dos principais Guidelines não limitam a quantidade máxima de corrida por semana. Pelo contrário, incentivam uma dose maior.
     
    Exercício em excesso pode ser maléfico?
    As evidências nos mostram que os atletas de elite envelhecem com menos doenças crônicas e vivem mais. Nenhum risco do exercício é maior do que o seu benefício, não existindo contraindicações formais para a sua realização.
     
    Estudos como o Framingham Heart Study mostram um aumento na expectativa de vida em quem pratica exercícios moderados e intensos em relação a quem os pratica em intensidade leve. Como outro exemplo, em 2014 a Clínica Mayo publicou um trabalho de meta-análise que envolveu mais de 40 mil atletas e mostra que esportistas de elite tem 67% menos mortalidade em relação à população em geral, incluindo menos mortes por doenças cardíacas e câncer.
     
    Um trabalho que usou dados do Framingham Heart Study, por exemplo, mostra um aumento de expectativa de vida de 1.3 anos (para quem pratica exercícios moderados) e 3.7 anos (para quem pratica exercícios intensos) em relação a quem pratica exercícios leves, em adultos com mais de 50 anos, homens e mulheres.
     
    Outro estudo (National Institutes of Health-American Association of Retired Persons (NIH-AARP) Diet and Health Study) que incluiu mais de 250 mil adultos, homens e mulheres, entre 50 e 71 anos, mostrou uma redução de mortalidade de 50% para quem praticava exercício intenso 20 minutos três vezes na semana associado a exercício regular pelo menos 30 minutos por dia na maioria dos dias.