• Hormônios e sua relação com o peso corporal, ingestão alimentar e sistema nervoso central

    Hormônios e sua relação com o peso corporal, ingestão alimentar e sistema nervoso central

    O peso corporal é regulado por um sistema muito, mais muito complexo entre a ingestão alimentar e o gasto energético. Esse sistema é regulado pelo hipotálamo e libera neurotransmissores ligados ao estímulo do apetite. Os principais sinais a curto prazo para a regulação é a ingestão de uma refeição. O eixo intestino- cérebro transmite as informações do trato gastrointestinal para o hipotálamo e tronco cerebral através dos hormônios intestinais. Em segundo plano, a regulação dos estoques de energia a longo prazo tem relação com a liberação de insulina e leptina. E por último, mas não menos importante, o ritmo circadiano que tem influência direta no apetite.

    A insulina e a leptina são liberados proporcionalmente à gordura corporal, ou seja, quanto mais gordurinhas possuímos, mais liberação ocorre desses hormônios. Apesar de a insulina ter relação direta com o que ingerimos, a leptina não funciona assim. Esse hormônio é liberado de acordo com o nosso tecido adiposo.

    Então, à medida que comemos mais, teremos mais liberação de insulina e leptina. Sabe aquele ciclo vicioso de comer, comer e comer? Pois bem, quanto mais comemos alimentos ricos em açúcar e gordurosos, mais aumentamos a produção de leptina alterando dessa forma a saciedade.

    Outro fator que influencia bastante nessa alteração da saciedade é a alteração da flora intestinal com uma dieta inadequada em gordura saturada. Um estudo realizado na Unicamp demonstrou que após a ingestão de gorduras saturadas ocorre a absorção desses nutrientes no intestino e depois essas moléculas de gordura caem na corrente sanguínea e chegam ao cérebro. A micróglia, um tipo de célula de defesa do nosso sistema nervoso central, entende que o excesso de gordura saturada é uma ameaça ao cérebro e se inicia então um processo inflamatório. Essa inflamação gera um dano no hipotálamo causando um dano nos neurônios que controlam o apetite e o gasto energético. E por consequência a pessoa começa a sentir mais necessidade de consumir alimentos ricos em gordura.

    É por isso que indicamos uma dieta equilibrada e balanceada em carboidratos, gorduras e proteínas. As dietas restritas como low carb ou cetogênica que preconizam um aumento no consumo de gorduras podem gerar um resultado a curto prazo, porém a longo prazo elas não são recomendáveis pelos motivos expostos acima.

    Portanto, para você que busca reduzir o peso de forma adequada e saudável, procure o auxílio de nutricionista.

    NutriCoach Denise Entrudo
    Nutricionista Esportiva
    Pós graduada em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico - UNISINOS
    Pós graduanda em Nutrição Funcional – VP Consultoria Nutricional
    Doutoranda e Mestre em Ciências Médicas – UFRGS