• Lesões musculares nos esportes, como prevenir e tratar corretamente?

    Lesões musculares nos esportes, como prevenir e tratar corretamente?

    Por Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME

    As lesões musculares são muito comuns nos esportes e entre adultos ativos e costumam causar afastamento das atividades esportivas com frequência. Entre elas temos o estiramento, a contusão e a contratura muscular.
     
    Os estiramentos ou distensões musculares ocorrem mais frequentemente em gestos de aceleração ou desaceleração, em arrancadas, saltos ou chutes, em esportes como futebol, tênis, vôlei e basquete. Os músculos mais acometidos são os posteriores da coxa (isquiotibiais), anteriores da coxa (quadríceps femoral) e panturrilha (gastrocnêmios).
     
    Fatores de risco para os estiramentos musculares são: aquecimento inadequado, falta de flexibilidade e força, fadiga muscular, lesão prévia, sobrecarga, assimetria de força, recuperação e nutrição inadequadas, técnica incorreta e diminuído ângulo de movimento articular. Estas causas devem ser investigadas e corrigidas.
     
    O diagnóstico da lesão aguda pode ser feito clinicamente na avaliação com o médico do esporte ou fisiatra, sendo necessário em alguns casos complementação com exames de imagem como ultrassonografia ou ressonância nuclear magnética.
     
    O tratamento em geral da fase aguda consiste em afastamento temporário do esporte e repouso relativo, analgesia, gelo nas horas iniciais e fisioterapia. A fisioterapia esportiva é muito importante e deve ser iniciada precocemente para auxiliar na ótima recuperação e pronto retorno às atividades esportivas e da vida diária. O uso de anti-inflamatórios deve ser evitado nas lesões musculares.
     
    O acompanhamento especializado com o fisioterapeuta e o médico do esporte e/ou o fisiatra são fundamentais na prevenção de futuras lesões, pois as suas causas devem ser corrigidas. Colaboram as avaliações como o FMS (Functional Movement Screen) e a dinamometria, mesmo em uma primeira avaliação para a prática desportiva.