• O papel do fisioterapeuta na prevenção e tratamento de esportistas e atletas

    O papel do fisioterapeuta na prevenção e tratamento de esportistas e atletas

    Por Marco Paz, fisioterapeuta do IME

    O indivíduo procura um serviço de Fisioterapia quando está com alguma queixa de dor ou incapacidade funcional, geralmente ocasionado por algum problema osteomioarticular podendo estar relacionado ou não a um procedimento cirúrgico. Independentemente das causas de dor ou incapacidade, o fisioterapeuta pode atuar de uma forma direta na prevenção e no tratamento de lesões musculares e articulares, principalmente diminuindo o seu risco e até melhorando a performance.

    No caso de tratamento de alguma patologia, são utilizados recursos fisioterapêuticos como gelo, calor, eletroterapia, termoterapia (ultrassom terapêutico) e cinesioterapia. Podemos utilizar também outros recursos como a terapia manual, o Dry Needling e bandagens funcionais. Mas o importante antes de se retornar à atividade, pós-tratamento, é avaliar os exercícios praticados pelo paciente, visando adequar o treino à modalidade esportiva que o atleta amador desenvolve. Muitas vezes, a patologia pode estar relacionada a outras áreas e outros profissionais, por isso é necessário fazer um acompanhamento interdisciplinar visando identificar uma provável alteração no condicionamento físico e performance do atleta, podendo ser diagnosticado e treinado nessa fase de recuperação e reabilitação.

    No trabalho do fisioterapeuta na prevenção, realiza-se uma avaliação funcional, seguido de uma avaliação de força muscular e uma postural, visando identificar desequilíbrios e desenvolver técnicas que procurem aprimorar e reeducar a postura – desde a estabilização de tronco, isostretching até o Pilates. Com isso, montamos um programa de exercícios personalizado, pensando na modalidade esportiva que é praticada e nos dados das avaliações.

    Atualmente temos visto na mídia que é preciso mudar o estilo de vida, ou seja, melhorar os hábitos alimentares, sono e principalmente praticar uma atividade física ou fazer algum esporte. Os fisioterapeutas, como profissionais da área da saúde, sabem que a prática de uma atividade física sem uma orientação adequada e sem uma prévia avaliação pode até ser pior, pois pode sobrecarregar as articulações e proporcionar maior risco de sofrer alguma lesão.

    Qual a melhor indicação, então? O mais recomendado é fazer uma avaliação médica completa (checkup) com profissionais especializados para saber como está sua condição física e metabólica; fazer uma avaliação com um médico do esporte, com educadores físicos, uma avaliação funcional e postural com fisioterapeutas, avaliações nutricionais e com outros profissionais, se necessário. Assim, é possível elaborar um programa personalizado e específico para cada indivíduo e sua atividade física.

    Dessa forma podemos sim, independentemente da idade, praticar uma atividade física, seja ela competitiva ou social, de forma saudável e por toda a vida!

    Buscando desenvolver saúde e aprimorar sua performance? Conheça nossos programas tenha acompanhamento completo com nossos profissionais que lhe orientarão para que você alcance seus objetivos! Para marcar sua primeira consulta, é só ligar para (51) 3230-2628