• Saiba o que é tendinopatia e como evitá-la

    Saiba o que é tendinopatia e como evitá-la

    Por Márcio Soares, fisioterapeuta do IME
     
    A tendinopatia é uma classe de doenças que acometem os tendões. Podem ter origem ocupacional e classificam-se de dois modos: traumáticas e por esforço repetitivo. Confira 10 dicas para proteger seus tendões:
     
    1. Repouso absoluto – A máxima, use-o ou perca-o, aplica-se aos tendões! O repouso reduz a capacidade do tendão de suportar carga e consequentemente afeta a massa muscular, levando a perda de volume e de força.
    Por outro lado, a dor não deve ser ignorada. Reduza as cargas para um nível que o tendão possa tolerar e, em seguida, lentamente aumente a tolerância do tendão para novas cargas.
     
    2. Evite os tratamentos passivos – Tratamentos que não abordam uma progressão da capacidade do tendão de suportar carga não são úteis no longo prazo. Embora possam dar alívio a dor a curto prazo.
     
    3. Infiltrações – As infiltrações não apresentam resultados satisfatórios nas pesquisas. De fato, esses estudos baseiam-se na falsa premissa de que os tendões podem se curar como outros tecidos. Só pense em realizar infiltrações se todos os outros tratamentos não derem resultados.
     
    4. Jamais ignore a sua dor – Administre a carga em seu tendão, a dor é uma maneira de dizer-lhe que a carga é demais.
     
    5. Evite os alongamentos – Utilizando o membro afetado ou praticando atividades esportivas já faz o tendão sofrer com cargas compressivas importantes. O alongamento pode ser de fato um fator bastante estressante para os tendões. Priorize técnicas de liberação muscular e relaxamento do músculo envolvido.
     
    6.Evite massagear o tendão – O tendão doloroso já está lhe dizendo que ele está sobrecarregado e irritado, portanto adicionar mais estresse através de fricção pode realmente aumentar a sua dor.
     
    7. Não dê muita importância ao seu exame de imagem – As imagens do seu tendão com ultrassom e ressonância magnética podem assustá-lo! Palavras utilizadas nos laudos, como degeneração e rupturas, podem fazer você se perguntar se o seu tendão pode ser exigido. Há boas evidências de que o tendão patológico pode tolerar cargas, especialmente quando você aumenta gradualmente a carga sobre eles.
     
    8. Não se preocupe tanto com rupturas parciais – A dor é um mecanismo protetor que nos faz reduzir o estresse sobre o tendão machucado. Na verdade, a maioria das pessoas que romperam um tendão nunca tiveram dor antes, mesmo o tendão apresentando degeneração há bastante tempo.
     
    9. Não abandone a sua reabilitação – Atalhos não funcionam, você precisa dar tempo para que o tendão construa a sua força e capacidade. Embora esse período possa ser longo (até 3 meses ou ocasionalmente até mais), os resultados a longo prazo são bons se você fizer a reabilitação correta. Terapias medicamentosas muitas vezes dão respostas a curto prazo, mas a dor se repete quando as cargas são retomadas no tendão.
     
    10. Não tenha medo de exercícios de baixa intensidade – A maior carga sobre o tendão é quando o usamos para saltos, mudança de direção e corrida. Qualquer outra carga, que não use esses movimentos, é baixa. Logo, exercícios de baixa velocidade e carga não causam cargas compressivas excessivas aos tendões e auxiliam na manutenção e ganho de força muscular.
     
    Aqui no Instituto, oferecemos diversas opções de fisioterapia para as mais diferentes necessidades, clique aqui e saiba mais sobre todas as nossas etapas de fisioterapia do IME. Para mais informações e agendar sua consulta, é só entrar em contato pelos telefones (51) 3026-2628 ou (51) 9536-1286
     
    Fonte: La Trobe Unioversity, pela professora Jill Cook
    http://semrc.blogs.latrobe.edu.au/category/tendinopathy/