Baropodometria
O que é: Baropodometria é o estudo da pisada e, por consequência, da postura.
O baropodômetro estuda as pressões plantares estáticas e dinâmicas, com alta tecnologia. É uma plataforma com barosensores, conectada a um computador que recria imagens e dados estatísticos com valor diagnóstico.
A baropodometria é um método diagnóstico complementar das observações clínicas, que proporciona uma análise biomecânica e estrutural das possíveis anomalias da marcha e da postura.
Quem pode fazer? É indicado para qualquer idade em não atletas, esportistas amadores ou atletas, para prevenção de lesões ou nos casos de alterações posturais, pés cavos, pés planos, fasciite plantar, metatarsalgias, neuroma de Morton, hálux valgos (joanete), artroses, periostites (canelite), lombalgias, cervicalgias, diferenças de membros inferiores e dores osteomioarticulares regulares.
Por que fazer? A avaliação dos dados qualitativos e quantitativos pode esclarecer o diagnóstico e direcionar o tratamento para cada alteração ou tipo de pé e suas disfunções nas fases estática (em pé) e dinâmica (caminhando).
Quais são os benefícios? O relatório da baropodometria indicará a necessidade ou não do uso de palmilhas posturais, qual(is) o(s) calçado(s) adequado(s) e os exercícios físicos indicados para a correção das alterações, oferecendo alívio e conforto nas atividades diárias e na prática esportiva.
Preparo: A baropodometria é realizada com o paciente descalço, recomenda-se o mínimo de roupas. Sugere-se trajes leves como bermudas, shorts, camisetas e tops. Não se recomenda realizar atividade extenuante horas antes do exame.