Curva de Lactato
O que é: É a análise da curva das concentrações de lactato por meio da coleta de sangue no lóbulo da orelha ou na polpa digital, durante protocolo progressivo de cargas em esteira rolante. Ocorre um aumento exponencial do lactato sanguíneo, quando é possível identificar uma ou duas zonas de transição metabólica, relacionadas com os limiares, que são importantes para a compreensão dos fenômenos relacionados ao rendimento esportivo. A curva de lactato é fundamental no diagnóstico da capacidade de endurance.
Quem pode fazer? Atletas de alto rendimento, esportistas amadores e população em geral que realizam exercícios físicos, para monitorar e melhorar o seu nível de condicionamento e performance no laboratório ou no ambiente específico da modalidade.
Por que fazer? Para determinar o nível de condicionamento físico, a identificação de uma ou duas zonas de transição fisiológicas, e a máxima fase estável de lactato, importantes para a prescrição e monitoramento do desempenho esportivo.
Quais são os benefícios?
Determinação do atual nível de condicionamento físico - capacidade de endurance;
Aprimoramento do treinamento e do rendimento esportivos e obtenção de melhores resultados;
Detecção de talentos esportivos.
Preparo:
Não realizar exercícios físicos extenuantes na véspera e no dia do exame;
Dormir bem na noite anterior;
Realizar lanche leve uma hora antes do exame;
É indicado o uso de tênis e roupas leves, próprias para a prática de atividade física, como bermudas, shorts, regatas e tops