FMS
O que é: O FMS (Functional Movement Systems) é um sistema de triagem que possibilita avaliar os padrões de movimentos funcionais de um indivíduo. Este é composto por sete padrões de movimentos multi-articulares destinados a avaliar e pontuar o movimento funcional, incorporando movimentos sequenciados de extremidades superiores e inferiores, exigindo coordenação motora, estabilidade e mobilidade de tronco e pelve.
Quem pode fazer? O FMS pode é indicado para qualquer pessoa, em qualquer idade, com qualquer nível de condicionamento físico, especialmente para aqueles que desejam melhorar o desempenho físico e prevenir lesões.
Por que fazer? A posição correta para realizar os movimentos pode reduzir o risco de lesões nos exercícios, pois a execução errada dos movimentos durante os treinamentos que envolvem força e repetição podem predispor às lesões. O teste identifica desequilíbrios e fraquezas musculares, assimetrias e controle motor, estabilidade e mobilidade inadequados e/ou ineficientes, sendo assim, o FMS torna-se uma ferramenta de grande importância na prevenção de lesões e no planejamento do tratamento e na prescrição de exercícios.
Quais são os benefícios? Os resultados do teste permitem definir metas realistas de acordo com a condição de cada pessoa. O FMS proporciona mais segurança ao treinador na hora de prescrever e acompanhar o treino. Os padrões de movimento testados identificam rapidamente as assimetrias, desequilíbrios, fraquezas, instabilidade e mobilidade ineficiente, de modo que estes possam ser corrigidos através de alongamentos, treinamento funcional, musculação, ou mesmo em um programa de reabilitação.
Preparo:
Não realizar exercícios físicos extenuantes no dia e na véspera do exame;
É indicado o uso de tênis e roupas leves, próprias para a prática de atividade física, como bermudas, shorts, regatas e tops.