• 19 de outubro? Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama

    19 de outubro? Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama

    19 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama. Dia de conscientizar as mulheres sobre a doença, prevenção e tratamento. Confira algumas dicas de como alguns simples hábitos saudáveis de alimentação e a prática de exercícios podem ajudar a prevenir o câncer de mama: 

    Pratique atividades físicas
    A prática regular de esportes comprovadamente reduz o risco de desenvolver câncer de mama e, em caso da doença,melhora as chances de sobrevivência após o diagnóstico. Treinos mais intensos têm efeitos mais eficazes, mas exercícios leves, de pelo menos uma hora em três dias por semana já pode ter resultados significativos na prevenção.

    Tenha alimentação saudável
    Acrescente frutas e legumes, especialmente o brócolis na dieta. Rico em fitoquímico sulforafano, tem a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Frutas vermelhas, como framboesa e amora, contêm antocianinas (fitonutrientes anticancerígenos) que retardam o crescimento de células malígnas. Fundamental incluir na dieta também a cenoura: duas porções todos os dias podem reduzir o risco de desenvolver a doença em até 17%.

    Mantenha o peso ideal
    O sobrepeso aumenta os riscos de desenvolvimento do câncer de mama, especialmente em mulheres que já passaram da menopausa, devido aos níveis mais altos do hormônio estrogênio.

    Não fume e reduza o álcool
    Fumar pode aumentar os riscos especialmente em mulheres que já tiveram a doença. O consumo de álcool é fator de risco.

    Faça o auto-exame
    Conhecer o próprio corpo é a principal regra. Faça regularmente o autoexame, pois aumenta a possibilidade de descoberta da doença em estágio inicial. Na frente do espelho, toque as mamas e perceba se há algum nódulo ou se sente dores. Em caso de qualquer alteração, procure o seu médico.

    Faça check-up de saúde
    Realize avaliações de saúde periódicas, tanto com médico especializado, como ginecologista, mas também exames de rotina para verificar a saúde como um todo. Acompanhe seu corpo e saúde de forma global, analisando de forma fisiológica, bioquímica, hormonal e metabólica. Importante também acompanhamento com nutricionista para manter dieta equilibrada, e de treinador físico para acompanhar a prática de esportes.

    Agende uma avaliação da sua saúde no Instituto de Medicina do Esporte
    (51) 99164-9642