• É necessário ingerir carboidratos logo após a musculação?

    É necessário ingerir carboidratos logo após a musculação?

    Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME

    MITO. Muitas pessoas se preocupam em fazer esta reposição imediata e com suplementos como Maltodextrina/Dextrose, por acreditarem que estes carboidratos irão ajudar na absorção do Whey Protein ou estimular mais a síntese proteica.

    Estudos recentes, porém, descobriram que não é necessário ingerir carboidrato logo após o exercício. O processo de síntese proteica e o pico de insulina irão ocorrer da mesma maneira sendo apenas com suplementação de Whey Protein no pós-treino, ou combinado com carboidratos. Os próprios aminoácidos presentes no Whey Protein, como por exemplo a Leucina, irão fornecer o pico de insulina necessário para a hipertrofia.

    Sendo assim, não é necessário o carboidrato logo após a musculação e, sim nas horas seguintes, como por exemplo, na próxima refeição. A reposição do glicogênio muscular pode ocorrer em até 24h a 48h após o exercício. Tudo dependerá de uma série de fatores, como o objetivo, o horário e intensidade do treino. Em casos de atletas de alto rendimento suas necessidades, gastos, reposições e objetivos são totalmente diferentes a de praticantes normais de musculação, por exemplo. Esses casos devem ser analisados individualmente. Tenha sempre o acompanhamento de um profissional e consulte um(a) nutricionista para elaborar a melhor estratégia  para seu objetivo.