• Alimentação saudável fora de casa

    Alimentação saudável fora de casa

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME

    Você come com frequência fora de casa? Se a resposta for afirmativa, siga algumas orientações de como manter uma alimentação saudável e equilibrada mesmo nessas condições.
     

    1. A primeira dica é evitar os buffets livres, pois estes geralmente induzem as pessoas a servirem-se em maior quantidade e mais de uma vez. Porém, caso não seja possível, procure servir-se apenas uma única vez, seguindo as orientações abaixo. 
    2. Caso você opte por um buffet, antes de se servir, dê uma olhada geral no que está sendo oferecido pelo restaurante e já faça as suas escolhas. Assim, você evita de servir algum extra no meio do caminho;
    3. Inicie a se servir sempre pela salada, deixando o prato bem colorido com legumes e verduras variadas;
    4. Para temperar os alimentos, evite molhos prontos e à base de maionese, opte pelo azeite de oliva extra virgem, pelo limão, pelo vinagre, pela pimenta e por outros temperos naturais, acrescente também o gergelim e a linhaça.
    5. Dê preferência aos alimentos grelhados, assados ou cozidos, evitando sempre as frituras e os pratos mais gordurosos.
    6. Procure não beber líquidos durante a refeição, pois ele dilata o estômago e prejudica a digestão. O ideal é beber água 30’ minutos antes da refeição ou 1 hora após.
    7. Caso você escolha um restaurante à la carte, opte por um prato de proteína e de preferência que o acompanhamento seja legumes. Evite pratos à base de carboidrato como os risotos e as massas.
    8. Evite a ingestão de sobremesas, mas se vontade for muito grande, dê preferência às frutas ou ao chocolate 70% cacau.
    9. Caso você prefira levar a refeição de casa, o que é uma ótima opção, se organize com antecedência e deixe algumas preparações prontas. Opte sempre por levar a refeição em um pote de vidro, a fim de evitar a contaminação por bisfenol, substância maléfica à saúde presente no plástico. 

    Quer mais orientações como essa? Conheça o Instituto de Medicina do Esporte e tenha acompanhamento completo com nossos profissionais que lhe orientarão como transformar seus hábitos e ter uma nova vida! Para marcar sua primeira consulta, é só ligar para (51) 3230-2628