• Benefícios e Utilização de Suplementação com Glutamina

    Benefícios e Utilização de Suplementação com Glutamina

    Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME

    Glutamina é o aminoácido mais abundante do corpo humano, representando metade dos aminoácidos livres no sangue e nos músculos. Algumas de suas funções são:
    - Contribui para saúde e permeabilidade do intestino, melhorando a absorção de nutrientes;
    - Converte glicose em energia;
    - Estimula a síntese de hormônio do crescimento (GH) e atua na redução da ação catabólica do hormônio cortisol.
    - Reparo de crescimento dos enterócitos, atuando na produção de imunoglobulinas e defesa do sistema imunológico (Imunidade);
    - Melhora da síntese de glicogênio muscular e síntese proteica.

    A Glutamina é indicada para tratamento desportivo intenso pois na prática do esporte ela se esgota facilmente no organismo, precisando de reposição; Ela também indicada para níveis elevados de estresse (lesões, intervenções cirúrgicas, recuperação), atuando na reparação tecidual, redução do catabolismo e prevenção de infecções.

    Pode ser usada por todos? Não, seu uso não é generalizado e suas doses são individualizadas. Não deve ser usada em pessoas com histórico de câncer nos últimos anos, como também em pessoas com problemas na regulação do sono.

    Sendo assim, a glutamina pode ser usada em exercícios aeróbicos ou anaeróbicos, como também para quem não pratica atividade física, porém suas doses devem ser avaliadas individualmente. Consulte um médico ou nutricionista.

    Quer mais orientações como essa? Conheça o Instituto de Medicina do Esporte e tenha acompanhamento completo com nossos profissionais que lhe orientarão como transformar seus hábitos e ter uma nova vida! Para marcar sua primeira consulta, é só ligar para (51) 3230-2628.