Betacaroteno muito além de um bronzeado
Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME
Quando se fala em betacaroteno, pensamos logo em bronzeado bonito e saudável, pois este poderoso carotenoide atua sendo convertido em vitamina A, auxiliando na formação de melanina que irá proteger a pele e dar aquele bronzeado.
Com ação antioxidante, ele combate os radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento. Atuando não só na pele, este nutriente também no fortalece a imunidade, cabelo e unhas; melhora a saúde ocular e auxilia na oxidação de gorduras.
Para melhorar sua absorção consuma sempre com uma fonte de gordura como castanhas, nozes, semente de linhaça ou azeite de oliva juntamente com o alimento que contém betacaroteno. Os alimentos ricos em betacaroteno, geralmente, têm coloração alaranjada, alguns deles são: cenoura, tomate, abóbora, caqui, melão, pimentão, espinafre, manga, mamão, damascos, batata doce, beterraba, acerola.
Tenha atenção para sua suplementação: quando em excesso pode tornar-se tóxica ao organismo. Já a obtenção de nutrientes, como o betacaroteno, pelos os alimentos não têm este poder. Procure sempre um profissional que possa lhe orientar da melhor forma.