• CAFEÍNA NA PERFORMANCE ESPORTIVA

    CAFEÍNA NA PERFORMANCE ESPORTIVA

    Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME

    A cafeína é um dos recursos ergogênicos com eficiência comprovada, não há mais dúvidas da sua eficácia e utilização na performance esportiva, se utilizada nas quantidades certas, respeitando a individualidade biológica de cada indivíduo.

    A sensibilidade à cafeína varia muito de pessoa para pessoa e isso deve ser levado em conta na hora de definir a quantidade diária. Uma quantidade moderada de consumo é em torno de 3-4 xícaras/dia, que torna o cérebro mais atento às atividades diárias, estimulando a memória, a concentração e melhorando o humor.

    Muitas pesquisas comprovam os benefícios da cafeína na performance esportiva, tanto no exercício de alta intensidade quanto no prolongado e contínuo.  Quando consumido em doses baixas e moderadas (3-6mg/kg peso), os antioxidantes presentes no café auxiliam na recuperação dos treinos, atenuando a inflamação muscular; mas fique atento, doses mais elevadas não melhoram o desempenho e ainda podem causar irritabilidade e insônia.

    Para melhora de performance, a cafeína é mais eficaz na forma anidra (cápsula) do que natural, sempre de 30 a 60 minutos antes dos treinos. Tenha cuidado para evitar seu consumo após os treinos pois favorece a desidratação.

    Quer orientações como essa no seu dia-a-dia? Venha para o Programa Performance e tenha acompanhamento completo com nossos profissionais que lhe indicarão as melhores práticas para alavancar sua performance. Para marcar sua primeira consulta, é só ligar para (51) 3230-2628!