• Como correr no frio com segurança

    Como correr no frio com segurança

    Por Dr. Felix Albuquerque Drummond, médico do esporte e gestor médico do IME
     
    Para correr no frio de forma segura, é preciso tomar certos cuidados com vestimenta, alimentação e hidratação. Antes de mais nada, verifique se está tudo bem com sua saúde! É importante investigar sintomas cardiológicos e verificar sua pressão arterial, pois ela pode aumentar devido à vasoconstricção ocasionada pelo frio.

    No dia da prova, procure usar roupas sintéticas, de lã ou polipropileno, em vez de algodão. É importante proteger o nariz, a boca, as orelhas e as mãos, pois elas são as áreas mais sensíveis ao frio. Procure usar várias camadas e ir tirando aos poucos; na corrida, use o mínimo possível para não ficar muito suado(a). Após a prova, troque as roupas suadas por roupas secas.

    A alimentação também merece cuidados, não só no dia da prova, mas nos dias que a antecedem. Procure aumentar o consumo de carboidratos (como arroz, massa e batata) nos dias anteriores à prova, com proteínas magras e pobres em gorduras. Cerca de uma hora antes da corrida, consuma carboidratos de baixo e médio índice glicêmico (como frutas, batata-doce e pão integral) para ter energia prolongada. Durante a prova, a ingestão de carboidratos pode ser feita por meio de gel. Alimentos ricos em fibras, muito gordurosos e açucarados não devem ser usados no pré-prova para não causar desconforto intestinal!           

    Outro ponto importante é a hidratação: ela deve começar no dia anterior à prova, com grande consumo de água, e continuar ao longo da prova, pois o frio diminui a percepção de sede. O ideal é consumir aproximadamente 300ml a cada 30 minutos. Após a corrida, continue se hidratando ao longo das próximas 2 a 4 horas.

    Para combater o frio na hora da prova, é interessante aumentar o tempo de aquecimento. Respire pelo nariz para aquecer e umidificar o ar. Finalmente, não se pode desconsiderar a importância de uma boa noite de sono antes de uma competição!