• Como os atletas de ponta mantêm e melhoram cada vez mais seu desempenho

    Como os atletas de ponta mantêm e melhoram cada vez mais seu desempenho

    Cuidar da saúde é imprescindível, ainda mais para os atletas de ponta que sempre exigem o máximo do seu corpo. Para que os esportistas sejam bem avaliados e possam dar o seu melhor nas competições, algumas avaliações são necessárias, pois elas mapeiam o estado físico do atleta podendo apontar possíveis lesões e ainda verificar pontos de melhora na performance. Confira os principais exames e procedimentos feitos pelos atletas:

    • Ergoespirometria (Teste Cardiopulmonarde Exercício): exame feito em esteira ou bike mede a capacidade cardiopulmonar do atleta (condicionamento físico), identificando as zonas de treinamento específicas (limiares), medindo o índice de consumo de oxigênio direto (VO2), volume de gases expirados durante a corrida e detectando possíveis riscos cardiológicos. É considerado Padrão Ouro de Avaliação.
    • Avaliação Funcional do Movimento (FMS): teste baseado em sete movimentos básicos do corpo, analisando os desequilíbrios durante execução do movimento, mostrando as compensações articulares e musculares e identificando precocemente os pontos de lesão.
    • Avaliação Nutricional: consultoria feita com nutricionistas, visto que uma alimentação balanceada é fundamental para que o atleta possa atuar em alto nível. Alguns exames podem indicar se o atleta precisa de mais carboidrato ou proteína, por exemplo, além de indicar a necessidade de reformulação nas dietas e melhoria na suplementação.
    • Avaliação Fisiológica: orientação dada pelo médico, onde ele avalia os resultados de exames e testes, além do perfil do atleta a fim de identificar pontos a serem tratados e melhorados.
    Tão focados quanto os atletas de alto desempenho, o Instituto de Medicina do Esporte oferece essas e outras diversas avaliações de performance padrão Ouro com equipamentos de última geração para atletas profissionais e amadores, além de disponibilizar a tecnologia utilizada nos melhores esportistas do mundo para todas as pessoas. Somos um centro de referência mundial em medicina do esporte e em 2014, foi o primeiro serviço das Américas certificado como “Collaborating Center of Sports Medicine” pela Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS).

    Para agendar sua consulta, é só entrar em contato pelos telefones (51) 3026-2628 ou (51) 9536-1286. Venha mudar sua vida e ter um estilo de vida muito mais saudável