• Como usar a eletroestimulação como complemento à rotina de exercícios

    Como usar a eletroestimulação como complemento à rotina de exercícios

    Por Marco Paz, fisioterapeuta do IME
     
    A atividade física proporciona ao organismo muitos benefícios ao corpo. O esporte ideal é aquele que te faz bem, seja desde uma caminhada até esportes mais radicais. Ressaltando a importância de sempre ter a orientação de um profissional adequado, dê preferência primeiramente ao médico do esporte e depois a profissionais de fisioterapia e/ou educadores físicos.

    Qualquer complemento ao exercício, como técnicas de relaxamento ou suplementos são úteis na busca da melhora da saúde e aumento da qualidade de vida. Uma dessas técnicas complementares que vem sendo usado há algum tempo é a eletroestimulação. Ela vem sendo empregada por vários fisioterapeutas e tem auxiliado muitos pacientes, atletas e outras pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.

    A eletroestimulação é um processo pelo qual eletrodos colocados sobre a pele promovem uma contração muscular. Essa contração melhora a oxigenação das células, facilita a circulação sanguínea na região e ajuda no aumento da força e massa muscular quando associada à prática de exercícios.

    Usar a eletroestimulação é importante, pois é um tratamento que lhe possibilita uma grande variedade de atividades. Isso acontece porque os eletroestimuladores possuem várias correntes. Sendo cada uma delas específica para determinado programa. Dessa forma, em um único aparelho além de poder potencializar a sua atividade ideal, pode-se aliviar a dor e obter melhor recuperação de lesões.

    O Instituto de Medicina do Esporte tem como objetivo e por finalidade aprimorar a performance seja desde atletas a pessoas comuns para realizar as tarefas laborais, bem como, as atividades da vida diária. Cuide mais de você, mantenha sempre uma rotina saudável e balanceada.