• Desintoxicação pós-ceia de Natal!

    Desintoxicação pós-ceia de Natal!

    O excesso de comida e ingestão excessiva da bebida alcoólica pode gerar alguns possíveis sintomas como: inchaço, moleza, indisposição, azia, dor de cabeça, tontura, enjoo, insônia, entre outros.

    A detoxificação, ou simplesmente detox, é uma técnica da nutrição funcional cujo objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. Opte por alimentos que tenha ação diurética, anti-inflamatória e alcalinizante que vão ajudar no processo de desintoxicação e a regular o pH do sangue. 

    Os alimentos que você deve utilizar como aliados:

    O limão com água é uma ótima opção para ser tomado pela manhã (antioxidante e alcalinizante) e a romã (ajuda na inflamação, nos processos alérgicos e na imunidade).

    O uso do suchá (uma mistura de chá com frutas) é uma ótima opção para a desintoxicação. Algumas opções: o chá verde com abacaxi, chá de hibisco com morangos e chá de cavalinha com melão, que auxiliam na eliminação de toxinas e alivia a retenção de líquidos. Bater no liquidificador o chá com as frutas e beber em seguida gelado. 

    Beba bastante para se hidratar, ajuda a eliminar as toxinas e melhora o funcionamento do organismo, pode ser aromatizada também com pepino, canela, limão, cravo ou outros de sua preferência.

    O Gengibre, outro grande aliado nessa fase, pode ser utilizado em sucos, chás e até mesmo nas águas saborizadas. Possui ação termogênica e acelera o metabolismo. 

    Para uma desintoxicação correta, é necessário seguir uma alimentação saudável, evitando frituras, refrigerantes, alimentos gordurosos, moderando o consumo de bebidas alcoólicas e doces, associado com a atividade física. 

    Louise Rodrigues- CRN2 14010
    Nutricionista do Instituto de Medicina do Esporte - Sistema de Saúde Mãe de Deus 
    Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional - IPGS 
    www.louiserodrigues.com.br
    Instagram: @nutrilouiserodrigues