• Dica do Profissional: 10 dicas para correr à beira-mar

    Dica do Profissional: 10 dicas para correr à beira-mar

    Por Marco Paz, fisioterapeuta do IME
     
    Correr na praia é excelente para desenvolver força, resistência e equilíbrio, além de acalmar e possibilitar um momento de reflexão e escapismo. Uma pesquisa da organização britânica National Trust indica até que caminhar na praia pode propiciar uma hora extra de sono, possivelmente devido aos efeitos relaxantes dos sons do oceano, da brisa e da pressão atmosférica. No entanto, é preciso lembrar algumas coisas para que o treino ocorra da melhor forma possível. Por isso, preste atenção nas seguintes dicas e exercite-se com segurança!
     
    1. Tenha bom senso: Quem não tem o costume de praticar exercícios físicos cotidianamente não deve se exercitar em excesso no verão. É preciso começar aos poucos para que seu corpo se acostume com o exercício, evitando lesões que podem atrapalhar suas férias.
    2. Proteja-se do sol: Use viseira, protetor solar, óculos de sol e roupas próprias para os dias quentes, como Dry Fit, Tec Fit e Cool Dry, que permitem uma troca de calor mais eficiente. Com isso, o suor e sensação de peso causada pelo tecido molhado diminuem. Com menos desconforto, você fica à vontade para treinar mais tempo.
    3. Use tênis: Existem estudos que dizem que correr com os pés descalços reduz o impacto nas articulações, mas é preciso lembrar que o aumento da força sobre os dedos pode ser prejudicial para quem não tem costume de treinar sem calçados. Além disso, quem treina na praia corre o risco de pisar em alguma pedra ou concha, o que pode provocar cortes se a pessoa estiver descalça.
    4. Treine adequadamente em cada tipo de terreno: Por oferecer mais estabilidade, a rua (calçadão) é o terreno ideal para treinos longos, focados na velocidade. A areia, por sua vez, é ideal para treinos mais curtos, que trabalham a musculatura e o condicionamento físico, pois se faz muita força no momento de tirar o pé da areia. Prefira sempre caminhar em terrenos planos, pois caminhar em desnível prejudica a coluna e favorece lesões nos pés e nos tornozelos.
    5. Cuide com a areia fofa: A areia fofa é o piso que mais gera lesões, por conta do desnivelamento e da instabilidade - quem treina num terreno desses deve ter um preparo físico mais avançado. O ideal é praticar treinos curtos nesse tipo de terreno.
    6. Leve água: No caso de treinos longos, é importante se hidratar antes, durante e depois do exercício. Também recomenda-se ingerir isotônicos para repor sais minerais perdidos.
    7. Converse com seu educador físico para determinar o tempo de corrida: O tempo de corrida depende do condicionamento físico e do objetivo de cada indivíduo. Por isso, converse com seu educador físico – a elaboração de um treino específico e adequado ao seu corpo tende a propiciar resultados melhores
    8. Prefira correr no início da manhã ou no final da tarde: são horários com menor incidência de sol, o que favorece o exercício físico.
    9. Cuide com os alongamentos: O alongamento é fundamental para preparar o corpo para o exercício, além de ajudar a relaxar os grupos musculares no pós-treino. Porém, é preciso tomar cuidado com a intensidade do alongamento, pois o exercício pode provocar microlesões capazes de gerar uma sobrecarga e dificultar a recuperação. Por isso, orientação profissional é fundamental.
    10. Concentre-se no exercício: A movimentação intensa na praia e a ausência de uma área marcada para treinos podem atrapalhar quem está treinando. Esqueça o que acontece em volta e concentre-se na sua respiração e postura.