• Dica do Profissional: 8 dicas para recuperar-se após o treino

    Dica do Profissional: 8 dicas para recuperar-se após o treino

    Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME

    1. Consuma carboidratos: Muitas pessoas consomem apenas proteínas no pós-treino, esquecendo-se de repor os carboidratos e, por consequência, a energia gasta pelo músculo. Para quem busca hipertrofia (aumento de massa muscular), o ideal são carboidratos de alto índice glicêmico, mas frutas ou sucos já são capazes de suprir a necessidade.

    2. Consuma alimentos ricos em antioxidantes: Morango, mirtilo, kiwi, romã, brócolis, repolho e couve-flor são todos alimentos ricos em antioxidantes, substâncias que ajudam a reparar inflamações provocadas pelo treinamento.

    3. Ajuste o ômega-3 na sua dieta: Essa substância, comumente presente em peixes, pães e massas, reduz o cortisol, acelera a recuperação e reduz a inflamação.

    4. Abuse da cúrcuma: Também conhecida como açafrão-da-terra, este tempero é capaz de reduzir os níveis de cortisol, remover o excesso de estrogênio do organismo e aumentar a sensibilidade a insulina, além de conter antioxidantes.

    5. Jogue-se na proteína: Fracione a proteína diária em várias refeições, preferindo variedades de alto valor biológico (frango, peixes, ovos, carne vermelha, leite).

    6. Evite café: A cafeína inibe a diminuição dos níveis de cortisol, atrasando a recuperação.

    7. Evite bebidas alcoólicas: O álcool causa estresse oxidativo, estimula a desidratação, reduz a testosterona e aumenta o estrogênio, o que prejudica muito a recuperação muscular.

    8. Durma bem: Ter uma boa noite de sono é importantíssimo para a conquista de resultados satisfatórios no treino e de uma recuperação muscular adequada.