Dica do Profissional: HIIT e Emagrecimento
Por Luan Ferrari, educador físico da Cia. Athletica, academia parceira do IME
A literatura mais atualizada defende com veemência a prática de treinos intervalados e intensos como forma eficiente de emagrecer. O treinamento HIIT (High Intensity Interval Training) é a opção ideal para as pessoas que têm tempo limitado para cada sessão de treino, já que propõe treinos mais curtos. Trata-se de uma ótima ferramenta para perda de gordura, mas é preciso sempre levar em conta a qualidade no movimento para que não ocorram lesões.
O método é defendido por vários autores, como Gibala, Tabata e Bucheit, que enfatizam seus resultados satisfatórios sobre o aumento de VO2 e a perda de gordura corporal. Alguns sugerem treinos de poucos minutos (TABATA et al, 1996) e outros, treinos mais longos (GIBALA et al, 2009), mas a ideia central é muito simples: exercícios intensos e intervalados geram mais adaptações no seu corpo, fazendo com que ele “queime” calorias no decorrer do dia. Assim, quando escalonado e bem prescrito, o HIIT é uma ótima saída para quem busca emagrecer. No entanto, é preciso levar em conta o tempo de recuperação e a prática de treinos resistidos e outros treinos aeróbicos, sempre com cautela e eficiência.
Pesquisadores ingleses já estão testando protocolos similares ao HIIT em treinamento resistido e estão tendo resultados espantosos, com aumento tanto de força como da área de secção transversa das fibras. Mas isto é tema para uma outra postagem.