• Dica do Profissional: Invista no pilates!

    Dica do Profissional: Invista no pilates!

    Por Vanessa Lenz, fisioterapeuta e professora de pilates do IME

    O pilates é um sistema de condicionamento físico que busca devolver ao organismo humano a destreza, o vigor e a harmonia perdidos na rotina acelerada do mundo moderno. Para o inventor da disciplina, Joseph Pilates, o ritmo frenético, a posição errada do corpo e a respiração ineficaz são as grandes responsáveis pelas enfermidades típicas dos nossos tempos.

    O objetivo do pilates é fortalecer os músculos e conferir-lhes agilidade, realizando uma profunda transformação que se inicia dentro do corpo e transborda para o seu exterior, proporcionando beleza, saúde, equilíbrio e delicadeza de expressão. Todas as pessoas podem praticar a atividade, já que os exercícios se adaptam ao corpo de cada praticante

    Os exercícios, cuja realização deve focar na qualidade e não na quantidade, têm como meta robustecer os músculos enfraquecidos, alongar os que estão mais curtos, e ampliar os movimentos das articulações. Os professores formam pequenos grupos, o que lhes permite uma maior dedicação às necessidades de cada aluno. Nas aulas, os aprendizes devem realizar deslocamentos fluentes, sem velocidade, com muita calma e perfeito domínio, para se prevenir qualquer estresse. Em pouco tempo é possível perceber nos adeptos do pilates uma postura global bem melhor.
     
    Como resultado do método pilates, detectam-se benefícios relacionados à compreensão do próprio corpo, como aumento de força, maior controle muscular, integração corpo e mente, melhora da capacidade respiratória e oxigenação, aumento da flexibilidade, fortalecimento, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, melhora da coordenação, aumento da auto-estima e alivio de dores musculares. Não tem por que não fazer pilates!

    Se interessou? Quer começar sua mudança de estilo de vida pelo pilates? Venha descobrir o Programa Balance, um programa de saúde criado especialmente para quem quer mais saúde no dia-a-dia de forma gradual!