Dica do Profissional: Os perigos dos temperos prontos
Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME
Os temperos prontos industrializados, muito utilizados na preparação de alimentos devido a sua praticidade, podem ocasionar uma série de malefícios à saúde por conter uma excessiva quantidade de sódio, além do aditivo químico glutamato monossódico. Este aditivo, conhecido pela abreviatura GMS, é um realçador de sabor, sendo encontrado frequentemente em caldos em tablete ou em pó (caldo de carne, de galinha, de legumes), molho shoyu, molho de tomate e alimentos congelados.
A ingestão excessiva do GMS pode acarretar uma série de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, o mal de Parkinson e a esclerose múltipla. Em crianças, as consequências negativas podem incluir o déficit de atenção e a hiperatividade.
Em função disso, a dica é sempre optar pelos temperos naturais, frescos e desidratados, como o orégano, a salsinha, o manjericão, o alecrim, a noz moscada e a pimenta, entre outros. Além de deixar os alimentos muito mais saborosos, esses produtos trazem inúmeros benefícios à saúde.