• Dica do Profissional: Osteoartrose? Procure um fisioterapeuta!

    Dica do Profissional: Osteoartrose? Procure um fisioterapeuta!

    Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoatrose acomete mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, tendo especial prevalência entre idosos. O Instituto de Medicina do Esporte explica um pouco mais sobre o que essa doença é e como ela deve ser tratada.

    Também chamada de osteoartrite ou simplesmente artrose, a osteoatrose é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas entre as articulações, especialmente nas mãos, nos quadris, nos joelhos e na coluna. O aumento do atrito entre os ossos leva a inflamação local, dor e incapacidade funcional.

    Durante muito tempo, acreditou-se que a osteoartrose era um sintoma natural do envelhecimento, e que pouco poderia ser feito a seu respeito. Hoje, é visto como uma doença cujos efeitos podem ser aliviados por meio de tratamento especializado, requerendo cuidados multidisciplinares. Por isso, é vital montar uma equipe diversa, formada por médicos, fisioterapeutas e outros especialistas, que possam trabalhar em conjunto em prol da saúde do paciente. O Instituto de Medicina do Esporte oferece isso e muito mais.

    Os fisioterapeutas do Instituto explicam que o tratamento da osteoartrose inclui medidas como redução do peso, repouso relativo, prática de exercícios físicos, realização de fisioterapia, prescrição de medicamentos e até cirurgia.

    Na fisioterapia, o objetivo é aliviar a dor e restaurar a função do membro, melhorando a qualidade de vida do paciente.  Inicialmente, ele é submetido a medidas analgésicas e anti-inflamatórias, tais como gelo, ultrassom e eletroterapia. Passada a fase dolorosa, o processo de reforço muscular é iniciado.

    As seguintes dicas gerais se aplicam para pessoas que sofrem com a osteoartrose:

    1. Repouse depois de atividade que solicite a articulação comprometida;
    2. Seja cuidadoso ao sentar, levantar objetos e andar, para evitar posições forçadas que sobrecarreguem a articulação.
    3. Evite pesos e atividades causadoras de impactos repetitivos.
    4. Use calçados confortáveis que ofereçam boa base de apoio, evitando sapatos com os calcanhares desgastados.
    5. Pratique exercícios isométricos que fortaleçam a musculatura para conferir estabilidade à articulação.
    6. Evite a obesidade.
    7. Nos casos mais avançados, é fundamental usar bengalas, andadores e corrimãos como apoio durante a locomoção.

    Se você também sofre com a osteoartrose, não se preocupe! Entre em contato com o Instituto e agende uma consulta com um de nossos especialistas. Estamos esperando pela sua visita!

    Fonte: Resumo do Consenso e Diretriz da Sociedade Brasileira de Reumatologia