• Dica do Profissional: Quer emagrecer? Levante peso!

    Dica do Profissional: Quer emagrecer? Levante peso!

    Por Luan Ferrari, treinador físico do IME
     
    À medida que o número de pessoas com sobrepeso cresce no Brasil (e dados recentes do Ministério da Saúde comprovam que essa é uma realidade), cresce também a procura por treinamentos que ajudem no emagrecimento e na conquista da saúde. Nesse contexto, é preciso rever alguns conceitos a respeito da eficácia de certas formas de treinamento, especialmente em relação a exercícios anaeróbicos, como os associados ao treinamento de força.

    É senso comum que seguir uma dieta regrada e praticar exercícios físicos ajuda a emagrecer; no entanto, muitas pessoas acreditam que o treinamento aeróbico é o único que ajuda a perder peso. Embora é verdade que essa forma de treinamento é excelente para queimar gordura, complementá-la com exercícios anaeróbicos pode levar a resultados ainda melhores.

    O treinamento de força, em especial, tem sido de grande eficácia na busca pelo emagrecimento. De forma geral, esse tipo de treinamento consiste na realização de exercícios que focam na contração voluntária da musculatura esquelética contra alguma forma de resistência, que pode ser conseguida por meio do próprio corpo, pesos livres ou máquinas (ACSM, 2002; Fleck e Kraemer, 2006; Lopes (2008) citado por Francischi, Pereira e Lancha Junior, 2001). A grande vantagem desse tipo de treinamento é que ele estimula a elevação do metabolismo como um todo, aumentando a taxa basal de perda de gordura (Fleck e Kraemer, 2006). Assim, perde-se gordura não apenas durante o treinamento, mas após!

    Estudos vêm comprovando que o treinamento de força é, de fato, uma opção aconselhável para quem busca emagrecer de forma sistematizada e saudável. Em 2002, a ACSM realizou uma pesquisa de 20 semanas em que os resultados de um grupo que praticava esse tipo de treinamento foram comparados com os de um grupo controle. Observou-se que o primeiro grupo perdeu 6,3% da porcentagem de gordura corporal, aumentando sua massa magra em 2,8%!

    Hoje, exercícios de treinamento de força como o levantamento de peso olímpico (LPO), o treinamento funcional e a musculação estão bastante difundidos nas academias. No entanto, esse tipo de treinamento pode ser realizado mesmo sem investimento, com agachamentos ou apoios. Basta querer e praticar com segurança, lembrando sempre de ter a supervisão de um profissional qualificado para evitar lesões e potencializar resultados.
     
    Se interessou? O Programa Summer Start utiliza o método do treinamento de força em conjunto com avaliações de performance de última geração e uma equipe de profissionais altamente qualificados. Para saber mais sobre o programa, acesse http://www.saudepeloesporte.com.br/programa/meu-programa/6