• Dica do Profissional: Você sabe o que é fisiatria?

    Dica do Profissional: Você sabe o que é fisiatria?

    Por Dra. Patrícia Zambone da Silva, fisiatra do IME
     
    Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a área da medicina responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que causam algum grau de incapacidade física, ou seja, desde entorse de tornozelo até uma sequela por Acidente Vascular Encefálico. A preocupação da Fisiatria é a reabilitação máxima da funcionalidade do paciente, tratando não apenas a lesão, mas orientando como evitá-las, preocupando-se com a qualidade e mudança do estilo de vida.

    Seu principal objetivo é reestabelecer as funções que estão prejudicadas pela doença utilizando múltiplos recursos, tais como medicamentos, agulhamentos de pontos-gatilho, infiltrações, bloqueios com toxina botulínica, prescrições de órteses/próteses e indicações para terapias.

    A especialidade surgiu nos anos 30, inicialmente tratando de distúrbios do sistema musculoesquelético e neurológico, mas foi após a Segunda Guerra Mundial que ganhou impulso pelo grande número de combatentes que retornaram com lesões físicas graves.

    No Brasil, é reconhecida como especialidade médica desde 1954 e em 1965 foi estabelecida a Associação Gaúcha de Medicina Física e Reabilitação, da qual sou presidente. Hoje, há em torno de 80 Fisiatras no RS e 800 no Brasil.