• Dica do Profissional: Você sabe o que faz o médico do esporte?

    Dica do Profissional: Você sabe o que faz o médico do esporte?

    Por Dr. Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME

    O médico do esporte é o médico especialista capacitado a estudar a influência da atividade física sobre as pessoas, sejam sadias ou doentes, com foco em prevenção, tratamento e reabilitação. Sua especialidade, a medicina do esporte, é reconhecida mundialmente há bastante tempo, inclusive no Brasil, embora tenha ganhado mais visibilidade nos últimos anos. Com os benefícios do exercício físico sendo evidenciados por inúmeras pesquisas científicas e o sedentarismo sendo considerado um fator de risco para várias doenças, esta área tem crescido cada vez mais.
     
    Como funcionam os centros de medicina do esporte?
     
    Os centros de medicina do esporte trabalham geralmente com equipes multidisciplinares, onde o médico do esporte atua em conjunto com profissionais de educação física, nutrição, fisioterapia e psicologia. Também há interação com outras especialidades médicas, como cardiologia, ortopedia, pneumologia e endocrinologia. 
     
    Quem pode consultar com o médico do esporte?
     
    Podem consultar com o médico do esporte tanto atletas de alto rendimento como esportistas amadores, além de pessoas sedentárias de todas as faixas etárias, pessoas saudáveis que querem melhorar seu condicionamento físico e pessoas com doenças crônicas que buscam no esporte a saúde e a qualidade de vida.
     
    Quando realizada da forma certa, o exercício físico auxilia na melhora das dores articulares e musculares, ajudando muitas pessoas a realizarem suas atividades diárias. Da mesma maneira, os cardíacos têm na reabilitação um ganho considerável em capacidade funcional, qualidade de vida e redução dos fatores de risco.
     
    Quando se deve consultar com o médico do esporte?
     
    É recomendado consultar um médico do esporte antes de iniciar um programa de exercício físico, durante a realização do treinamento (para realizar ajustes finos), e antes de competições atléticas. Os objetivos podem ser variados, como ganhar massa muscular, emagrecer, ganhar condicionamento cardiorrespiratório, aumentar a performance ou começar a praticar um novo esporte.
     
    Antes de tudo, é preciso realizar uma avaliação inicial, onde o médico mapeia a saúde e das capacidades físicas do indivíduo. Neste momento, podem ser detectadas patologias cardíacas, ortopédicas, metabólicas ou clínicas que seriam agravadas com o esforço. Quando há alguma alteração, o médico pode encaminhar para o seu correto tratamento.
     
    São muito raros os casos em que uma doença irá afastar do exercício. Ao contrário, o médico do esporte buscar fazer os ajustes necessários para que as pessoas treinem com segurança, com a intensidade e a quantidade de atividade ideais.