Dicas de ceia para o Natal
Para a entrada, faça patês leves, com crosta de ervas finas e queijo branco. Para acompanhar, opte por croutons, pão sírio e torradas integrais, biscoitos à base de soja ou palitos com gergelim.
As frutas secas como o figo, tâmaras, ameixa e damasco também são excelentes opções como aperitivo, já que são ricas em fibras solúveis que proporcionam sensação de saciedade além de serem importantes para regularizar o transito intestinal.
Não passe o dia todo sem se alimentar, faça as refeições normalmente. Geralmente nessas festas de final de ano o jantar é servido mais tarde, então faça um pequeno lanche ou tome um iogurte algumas horas antes. Assim você não sentirá vontade de comer a mesa toda na hora do jantar.
No jantar, podemos começar comendo proteínas magras, como o peito do peru e o lombo (retirar a pele e fazer as carnes assadas). Na salada incremente com sementes de abóbora, girassol, linhaça e gergelim, que também ajudam na saciedade.
Para alguns, a mesa de sobremesas é a pior parte, pois a mesa normalmente está recheada de todos os tipos de doces. Uma dica boa é escolher apenas uma sobremesa (aquela que realmente gostaria de comer).
Para os drinks, misture sucos e frutas para reduzir o teor alcoólico das bebidas. O champanhe por ter poucas calorias (85 kcal/taça) também pode ser consumido em substituição aos destilados.
Dê uma fugidinha de perto da mesa se comeu um pouco além do que gostaria e não fique com aquele sentimento de culpa.
Pronto, coma devagar e aprecie bem o sabor dos alimentos! Boas festas!!
Louise Rodrigues- CRN2 14010
Nutricionista do Instituto de Medicina do Esporte - Sistema de Saúde Mãe de Deus
Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional - IPGS
www.louiserodrigues.com.br
Instagram: @nutrilouiserodrigues