• Doenças cardiológicas e o benefício do exercício

    Doenças cardiológicas e o benefício do exercício

    Por Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME
     
    Sedentários possuem maior incidência de mortalidade por doença cardíaca e por todas as causas. As aplicações clínicas do exercício físico no cenário das patologias cardiovasculares já são bem sabidas, especialmente na prevenção primária e secundária da doença arterial coronariana.
     
    Em coronariopatas, o exercício físico reduz a mortalidade em 20% a 26%. É possível também promover regressão de lesões coronarianas existentes, quando chega a ser comparável ou superior que a colocação de stents coronários. Maiores benefícios são verificados com níveis mais elevados de atividade física, com gastos calóricos de 2.200 kcal semanais.
     
    A angina do peito também pode ser amenizada, quando cargas semelhantes de esforço são realizadas com menor frequência cardíaca e menor consumo de oxigênio pelo miocárdio após o treinamento físico. É possível então realizar atividades simples sem dor no peito e cansaço, como subir alguns lances de escada ou até mesmo ir até o banheiro ou a cozinha dentro da própria casa.
     
    Pacientes com insuficiência cardíaca congestiva também se beneficiarão das sessões de exercício, que promoverão melhora da capacidade funcional e redução da dispnéia para determinadas atividades.
     
    Pratique exercícios, o seu coração só se beneficiará! E lembre-se de sempre ter um acompanhamento por médicos e profissionais da saúde que poderão lhe orientar quanto às melhores atividades para você.