• Dor lombar, no joelho e as modificações no clima

    Dor lombar, no joelho e as modificações no clima

    Por Márcio Soares, fisioterapeuta do IME
     
    Há muito tempo se acredita que os episódios de dor nas costas e artrite podem ser desencadeados por mudanças no clima, incluindo temperatura, umidade, pressão do ar, direção do vento e precipitação.
     
    A pesquisa realizada pelo George Institute for Global Health revelou que as modificações do clima não contribuíram para os sintomas associados com a dor lombar ou a osteoartrite. Um dos autores, prof. Chris Maher, sugere que essa relação pode estar baseada no fato de que as pessoas recordam eventos que confirmam as suas crenças existentes. É possível que a dor seja percebida com mais facilidade nos dias que são mais frios ou chuvosos e menos nos dias de sol quando estamos mais ativos.
     
    A pesquisa recrutou cerca de 1.000 pessoas com dor lombar e cerca de 350 com osteoartrite do joelho. Utilizando os dados meteorológicos do Australian Bureau of Meteorology, eles compararam as condições climáticas registradas com as queixas de dor dos pacientes.
     
    Os resultados mostraram não haver nenhuma associação entre dor lombar e dor no joelho com a temperatura, umidade, pressão do ar, direção do vento ou precipitação. O curioso foi que as temperaturas mais elevadas aumentaram ligeiramente as chances de dor lombar, mas o aumento não foi considerado clinicamente importante.
     
    É mais importante que as pessoas com dor lombar e osteoartrite de joelho concentrem sua atenção naquilo que conseguem controlar no que se refere ao manejo da dor.
     
    Texto do grupo Pesquisa em Dor.
     
    Link do estudo no Pubmed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27980016