• Emagrecer ou perder peso? Saiba o que é melhor para você

    Emagrecer ou perder peso? Saiba o que é melhor para você

    Por Luan Ferrari, educador físico do IME
     
    Muitos equívocos aparecem quando colocamos emagrecimento e perda de peso em pauta, semelhanças ou relações são normais, havendo uma certa confusão e, consequentemente, um pensamento equivocado que acaba colocando a saúde em risco.
     
    Vamos a denominação de cada um:
     
    Emagrecimento sugere uma diminuição da gordura corporal, deixando o organismo saudável, através de ganho ou manutenção de massa muscular. De maneira associada, quando acontece com a realização de exercício físico, há melhora em parâmetros metabólicos e há ganho em condicionamento cardiorrespiratório, por exemplo. É possível ganhar peso corporal e emagrecer ao mesmo tempo, ou seja, você pode substituir gordura (massa gorda) por músculos (massa magra).
     
    A balança comum pode enganar! Para medirmos objetivamente o percentual de gordura e de massa magra em nosso corpo precisamos utilizar um método de avaliação de composição corporal - antropometria (medidas das dobras cutâneas) ou bioimpedância.
     
    Na perda de peso, você pode até diminuir os números na balança, mas não necessariamente perder gordura. Isto é, apenas se preocupar com a balança e números, não importando o método, o que é muitas vezes perigoso. Geralmente, a abordagem mais fácil - porém nem sempre certa - é fazer uma dieta restritiva, às vezes não se levando em conta o treinamento físico, onde podemos correr risco de hipoglicemias, desnutrição ou queda de performance. Neste caso podemos estar perdendo massa muscular - associado ou até mesmo ao invés de gordura.
     
    Atenção: o método mais saudável é o emagrecimento, gerando mais longevidade com qualidade de vida! Pois manter a massa muscular – estrutura ativa, que ajuda o corpo a se movimentar, que secreta hormônios que fazem bem à saúde, que mantem a temperatura corporal e a estabilização corporal – é de extrema importância!
     
    Nem sempre o mais fácil é o melhor e precisamos ter consistência, perseverança e foco nos objetivos, fazendo o que é certo e não o que é o mais confortável. Tenha profissionais qualificados, um projeto bem planejado e usufrua dos resultados, nada a curto prazo, mas a médio prazo e com sustentabilidade.