• Inclua o treinamento de força na sua vida

    Inclua o treinamento de força na sua vida

    Por Luan Ferrari, educador físico do IME
     
    Ao longo dos anos, pesquisas evidenciam os benefícios do treinamento de força (TF) e mostram novas perspectivas em relação à aptidão física e a qualidade de vida. O American College of Sports Medicine (ACMS) publica, regularmente, posicionamentos sobre a prescrição do TF para adultos saudáveis. No último posicionamento, em 2009, o ACMS recomendou o TF como método essencial em programas elaborados para desempenho e saúde. Nesse sentido, o TF faz parte de um programa de saúde abrangente e pode se integrar a exercícios aeróbicos, treinamento de flexibilidade, treinamento funcional, entre outros.
     
    Entre os benefícios decorrentes do treinamento de força, destacam-se o aumento de força máxima, da potência e da resistência muscular, da coordenação, da velocidade, da agilidade e do equilíbrio, além de prevenir lesões.  Também já foram estabelecidos os benefícios em outros parâmetros fisiológicos, que incluem a melhora do sistema cardiovascular e endócrino, do perfil lipídico, da composição corporal, aumento da densidade óssea, além do controle da taxa metabólica de repouso e da pressão arterial.
     
    A magnitude dos efeitos do treinamento de força é totalmente relacionada com o estilo de vida do praticante (estresse, qualidade do sono, qualidade da alimentação, etc), se tornando mais eficiente com o controle dos fatores que possam prejudicar a recuperação do corpo diante da intervenção dada.