• Musculação e Emagrecimento

    Musculação e Emagrecimento

    Por Luan Ferrari, educador físico

    A musculação é uma ótima ferramenta para o emagrecimento, sendo uma aliada ao treinamento intervalado aeróbico e fazendo com que mantenhamos a massa magra e eliminemos a gordura. Ela também traz inúmeros benefícios na estética e na saúde, como por exemplo, diminuir a circunferência abdominal (a OMS estabelece o limiar para risco cardiovascular aumentado igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres), fazendo o projeto ser mais eficaz ao relacionar segurança e resultado.

    Resultados notáveis foram obtidos por Valente et al (2011) e Ávila et al (2010) ao adicionarem treinamento de força (8 a 12 repetições) a um programa de dieta em idosos obesos. A perda de peso do grupo que fez apenas a dieta foi de 2%, contra 3,6% nos praticantes da musculação, no entanto, os resultados de composição corporal foram mais reveladores. Houve perda de 11,2% de gordura em quem praticou a musculação e de apenas 0,2% em quem fez a dieta.

    Pesquisadoras da Universidade Estadual do Arizona avaliaram o metabolismo de 20 mulheres pré-menopausa após o treinamento de força e o compararam com outro dia normal de treinamento. As análises foram realizadas em três situações: 1) antes do treino; 2) durante os 45 minutos de treino (nove exercícios, com três séries de 10 repetições e um minuto de intervalo entre séries) e 3) nos 120 minutos após o treino.

    Nas duas horas após os exercícios constatou-se queda considerável no QR (quociente respiratório), indicando maior utilização de gordura. Duas horas após o término da atividade, o QR permanecia significativamente mais baixo (0,770), do que o valor correspondente ao outro dia de treino sem a musculação (0,837), o que levava a um gasto de gordura 80% maior que o normal (Binzen et al, 2001).

    Mais uma excelente modalidade para o seu projeto de emagrecer e trazer saúde para a sua vida. Ótimos treinos e nunca esqueça de segurança e os cuidados de profissionais habilitados, visando o sucesso e nenhum risco.