• O poder da mastigação

    O poder da mastigação

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME
     
    O processo da mastigação é fonte de impulsos que estimulam o centro da saciedade. Por isso, mastigar bem os alimentos deve ser uma atividade consciente, a fim de evitar o ganho de peso e a má digestão.

    O cérebro leva em torno de 15 a 20 minutos para ativar o mecanismo de saciedade, o qual sinaliza que é hora de parar de comer. O indivíduo que come muito rápido e não mastiga bem os alimentos acaba ingerindo uma quantidade muito superior do que realmente necessita, o que acarreta o ganho de peso. Sendo assim, a mastigação pode ser considerada um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a se ingerir.

    Em todo o processo de alimentação, a mastigação tem um papel fundamental, pois quanto mais triturado o alimento chegar ao estômago, mais fácil será a digestão. Além disso, a saliva possui enzimas que iniciam a digestão dos carboidratos (arroz, massas e batata, por exemplo), ou seja, quanto mais tempo estes alimentos ficarem na boca, maior será a ação desta enzima e mais adiantada estará digestão quando estes chegarem ao estômago.

    Algumas estratégias para comer mais lentamente e mastigar bem os alimentos são: (i) descansar os talheres entre uma garfada e outra; (ii) nunca colocar uma quantia excessiva de alimentos na boca; (iii) prestar atenção no que está ingerindo; (iv) procurar não fazer outra atividade na hora da refeição, como ler ou assistir televisão; (v) procurar não beber líquidos durante a refeição; (vi) sempre começar a refeição pela salada, assim quando for consumir os demais alimentos, que são mais calóricos, não estará com tanta fome.

    Quer mais orientações como essa? Conheça o Instituto de Medicina do Esporte e tenha acompanhamento completo com nossos profissionais que lhe orientarão como transformar seus hábitos e ter uma nova vida! Para marcar sua primeira consulta, é só ligar para (51) 3230-2628.