• O valor do açaí

    O valor do açaí

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME
     
    O açaí, proveniente do norte do Brasil, é uma fruta rica em gorduras boas, fibras e vitaminas. Além disso, possui propriedades antioxidantes devido à presença de antocianinas, as quais, em nosso organismo, auxiliam no retardamento do envelhecimento celular, na prevenção de doenças do coração e no desenvolvimento de células cancerígenas. No que diz respeito à atividade física, o açaí pode ser considerado uma boa opção para o pré-treino, pois ajuda a manter a energia durante a atividade física, e o pós-treino, por fazer a reposição energética.

    O único problema é que, na maioria das vezes, o açaí vem acompanhado de açúcar ou xarope de guaraná, além de outros adicionais, como o leite ninho, a paçoca, o cereal de milho, o que prejudica o seu valor nutricional e o torna extremamente calórico. Em função disso, para se ter um lanche mais saudável, a dica é sempre comprar a polpa do açaí sem adição de açúcar e batê-lo com uma fruta e/ou adoçá-lo com um fio de mel. Boas combinações para o açaí são: banana, abacate, óleo de coco, chia, mamão, coco ralado e whey protein.

    Finalmente, não podemos esquecer que o segredo de comer sem engordar também está na quantidade ingerida. Assim, para não comprometer o peso, a dica é ingerir não mais de uma xícara de açaí.