• Profissionais do IME orientam sobre a prática de exercícios e movimentos cotidianos no Bom Dia Rio Grande

    Profissionais do IME orientam sobre a prática de exercícios e movimentos cotidianos no Bom Dia Rio Grande

    Por Paula Rego, gerente de comunicação do IME

    Nessa manhã, os Médicos do Esporte, Dr. Felix Drummond e Dr. Henrique Pinheiro e a fisioterapeuta Jéssica Medeiros participaram do programa Bom Dia Rio Grande que tratou sobre os cuidados ao começar a prática de exercícios físicos e como evitar lesões e dores na coluna, tanto nos treinamentos de alta intensidade como ao realizar tarefas domésticas.

    Dr. Felix Drummond orienta que as contraindicações na prática de exercícios são raras, mas é importante que as pessoas que apresentam fatores de risco procurem especialistas e profissionais da área da saúde como médicos, nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas para que sejam assistidas a fim de obter o melhor rendimento.

    O Dr. Henrique Pinheiro – médico do esporte – também falou sobre os cuidados básicos ao iniciar uma atividade física, como consultar o médico e investigar a existência de alguma doença ou alterações posturais e musculares que podem ser agravadas devido à prática dos exercícios de intensidade. “É importante frisar que o exercício físico, por si só, nunca vai ser maléfico”, ressaltou o médico.

    A fisioterapeuta Jéssica Medeiros alertou sobre os cuidados com o posicionamento do corpo e a postura, tanto nos exercícios de alta intensidade como nas atividades domésticas cotidianas, para evitar dores e possíveis lesões. “É importante ter atenção ao ambiente que vamos trabalhar: a altura dos móveis e peso dos objetos que vamos manusear, porque a ergonomia influencia diretamente na nossa postura”, disse Jéssica. Além disso, a fisioterapeuta demonstrou exemplos práticos de como fazer algumas das atividades domésticas sem sobrecarregar o corpo.

    A entrevista ao vivo foi ao ar a partir das 6h50min de hoje, 22 de junho, na RBS TV. Os vídeos completos das matérias podem ser vistos em http://glo.bo/28XJa07 e http://glo.bo/28NPqrr

    No Instituto de Medicina do Esporte, oferecemos uma variedade de opções para quem busca acompanhamento ao começar atividades físicas. Ligue para (51) 3230-2628 e marque uma consulta com um de nossos médicos do esporte – eles farão um check-up clínico completo e orientarão você na prática de exercícios de acordo com seus objetivos.