• Quais os fatores que influenciam a dor persistente?

    Quais os fatores que influenciam a dor persistente?

    Por Márcio Soares, fisioterapeuta do IME
     
    A dor femoropatelar (DFP) é uma lesão musculoesquelética que se apresenta como uma dor no joelho provocada por atividades físicas que geram estresse da articulação patelofemoral (articulação que se localiza na parte frontal do joelho) e é muitas vezes causa de dor persistente. Pesquisas mostram que 40% a 57% dos pacientes que recebem tratamentos baseados em evidências apresentam resultados não tão favoráveis ??a longo prazo.
     
    A DFP persistente, que apresenta limitação funcional a longo prazo, pode gerar impacto negativo no envolvimento social e na participação de atividades físicas como esportes e atividades ocupacionais.
     
    Evidências crescentes sugerem que os fatores não-físicos (psíquicos e sociais) desempenham um papel importante na dor musculoesquelética. Fatores como evitação, medo, ansiedade, depressão e catastrofização têm sido associados à dor e eles também foram identificados como barreiras e fatores que limitam a recuperação no processo de reabilitação.
     
    Se torna indispensável o conhecimento desses elementos para se potencializar os efeitos dos trabalhos da reabilitação física e propor outros recursos que abordem questões não físicas (educação em dor e movimentação, psicoterapia associada, entre outros) que barram a progressão do tratamento, otimizando, assim, os resultados da fisioterapia.
     
    Referência: http://bjsm.bmj.com/content/early/2017/02/26/bjsports-2016-096705