Qual deve ser a frequência do seu treino
Por Luan Ferrari, educador físico do IME
Não importa qual seja o seu objetivo, treinar qualquer modalidade, de uma forma segura e eficiente sempre será bem-vindo. Os benefícios da atividade física são reconhecidos pela ciência. Nosso corpo é feito para se movimentar, saindo da inércia e melhorando as capacidades físicas. Mas aí vem a dúvida: quantas vezes é o aceitável para se treinar? Duas, três ou quatro vezes por semana? Quanto mais vezes por semana melhor! O que importa é a aderência no projeto, assim você estimulará o seu corpo e terá as vantagens de uma vida saudável.
Não é tão importante se você consegue duas vezes por semana, ou apenas uma, mas o principal é não parar de praticar uma atividade física. Treinar mais vezes por semana trará resultados mais rápidos, não importando se você é iniciante, intermediário ou avançado. Depois de saber a periodicidade é necessário ajustar a intensidade de cada sessão, sempre levando em consideração suas diversidades e objetivos. Nem toda a sessão será com a dificuldade aumentada, evitando chances de sobrecarga excessiva e dando tempo para o corpo se recuperar, gerando assim o benefício do exercício físico e melhorando a performance.
Um estudo feito pelo grupo do Paulo Gentil separou homens treinados em dois grupos que faziam os mesmos exercícios com a mesma quantidade de séries semanalmente, um fazia tudo em um dia e o outro fazia em duas sessões semanais. Antes e depois de 10 semanas, os participantes foram avaliados para força de bíceps e tríceps por dinamometria isocinética e também tiveram a espessura dos músculos flexores de cotovelo medida por ultrassonografia. De acordo com os resultados, nenhum dos grupos ganhou força. O que é esperado para pessoas bem treinadas. Já os ganhos de massa muscular foram significativos apenas para o grupo que treinava apenas uma vez por semana (aumento de 3%). Os resultados conflitam com outros que demonstram que mais vezes de treino na semana teriam mais resultado. O que vale ressaltar é que o resultado mais expressivo sempre será do método que sai da zona de conforto e muda o que o corpo já está acostumado. Diferencie seu treinamento, saia da mesmice e se desafie, sempre, claro, com a supervisão de um profissional habilitado pelo CREF e num ambiente seguro.
Ótimos treinos!