• Será que você está fazendo as escolhas certas?

    Será que você está fazendo as escolhas certas?

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME
     
    Os produtos light/diet já estão mais do que comprovados, que na maior parte das vezes não são a melhor opção. Veja alguns exemplos de alimentos parecem saudáveis, mas não são boas escolhas.

    Torrada light ou pão de forma light – São feitas com farinha de trigo refinada, sem nada de fibras. Opte por aqueles alimentos que levem aveia, linhaça, chia ou que tenham como primeiro ingrediente em seu rótulo farinha integral.

    Peito de peru e peito de chester – são embutidos ricos em substâncias cancerígenas, sódio, corantes, conservantes, espessantes e realçadores de sabor. Troque pelo peito de frango desfiado, ovo, atum.

    Margarina - possui grande quantidade de gordura vegetal hidrogenada e aditivos químicos nocivos à saúde. Nestes casos a melhor opção é optar pela manteiga, feita com gordura natural animal.

    Cereais matinais – são riquíssimos em açúcar. Dê preferência pela aveia, quinoa, amaranto, pela granola sem adição de açúcar ou por um mix de grãos integrais.

    Suco de frutas – o principal problema é que contém pouca fibra e acumula muita frutose (um açúcar de alto índice glicêmico) numa única vez. O ideal seria consumir a fruta na integra que é rica em fibra e então possui um menor índice glicêmico ou optar pela limonada sem adição de açúcar.

    Barra de proteína – a grande maioria possui elevado teor de sódio, açúcar e gordura vegetal hidrogenada. Opte por outra fonte proteica como iogurte natural, leite de amêndoas, as oleaginosas ou procure orientação na escolha de uma barra de proteína que seja de qualidade.