• Trabalho de flexibilidade e seus benefícios

    Trabalho de flexibilidade e seus benefícios

    Por Luan Ferrari, educador físico

    A flexibilidade assim como a força, resistência e velocidade estão presentes na maioria dos desportos. Podemos definir flexibilidade como capacidade física responsável pela amplitude do movimento em determinada articulação ou conjunto de articulações (Alter, 2001). Desenvolver a flexibilidade é uma necessidade básica para qualquer modalidade, pois ela possibilita uma melhora na qualidade do movimento (Achour Junior, 1996). O fator determinante na escolha do método de treinamento de flexibilidade será a necessidade do aumento da mesma. Para preservar a estabilidade deveremos dar ênfase no aumento da elasticidade muscular (Dantas, 1998).

    Flexibilidade pode ser treinada de formas diferenciadas:
    1) método dinâmico;
    2) método estático;
    3) método de facilitação neuroproprioceptiva (Alter, 2001)
    Método ativo: Trabalhos dinâmicos, que por vezes, podem resultar em um exercício de caráter balístico (3 séries de 10 a 15 repetições). Este método tem por objetivo desenvolver a elasticidade muscular ou manutenção de amplitude articular.

    O PFVP: O programa de flexibilidade com velocidade progressiva (PFVP) tem como objetivo minimizar os efeitos negativos da velocidade do movimento sobre os componentes elásticos (Zachazewski, 1990).

    Método passivo: Manipulação lenta da estrutura até chegar ao limite fisiológico e continuar a manipular de forma lenta além deste, esperar por 10 segundos e continuar o trabalho até um novo limite fisiológico, sustentando a amplitude por 10 segundos. Este método tem por objetivo o aumento da amplitude articular.

    FNP: Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) acelera o mecanismo neuromuscular através da estimulação dos proprioceptores. O método FNP é uma combinação de movimentos onde incluem contrações isométricas, concêntricas e excêntricas, junto com o método passivo (Achour Junior, 1996). Podemos destacar maiores ganhos de flexibilidade, quando comparados com outras técnicas, melhora de força, equilíbrio, estabilidade articular, resistência e circulação sanguínea (Magnusson, Simonsen, Kjaer, 1996).

    Trabalho de flexibilidade traz estabilidade e mobilidade articular, fazendo o movimento ser fluido e ter qualidade, recrutando a musculatura certa. Bons treinos!